Sobre Nós

 

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

 

Objetivo 

A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. O seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 260 mil voluntários capacitados. A Pastoral da Criança também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político..

 

Resultados

A trajetória da Pastoral da Criança é repleta de histórias de esperança, conquistas, superação das dificuldades e transformação social. O acompanhamento das famílias e crianças em cada comunidade é um exemplo do que a sociedade organizada é capaz de fazer na busca de soluções para os seus problemas.

Mais do que crescer e salvar vidas, a Pastoral da Criança quer mudar, para melhor, vidas de crianças, de mulheres, de homens. Seus voluntários fazem isso iluminados pela vontade de ajudar, de ver crianças crescendo e se desenvolvendo.

 

 

 A Pastoral da Criança no Ceará

    

Tudo começou em 2002 quando houve a descentralização da Arquidiocese de Fortaleza formando assim (6) seis setores.  A senhora Jucileide da Silva Rodrigues (Bê) foi indicada para assumir a coordenação da Região Episcopal cadastrada do nacional como Setor 44 – Região Episcopal I e Sertão. Ao assumir o setor a Sra. Jucileide passou por capacitação realizada em Goiás, passando no Piauí para o regional trazendo assim a missão de formar sua equipe e local para o setor.

A equipe foi formada com coordenadores de área, conselho econômico, multiplicadores e Capacitadores, sendo de área e capacitadores – Rita Ursulino, Maria Helena, Bernadete, Antonia e Multiplicadores – Vannilre Teixeira e Francisca Ferreira, Conselho Econômico – Maria Jose, Camila, Bernadete e Daniella como secretaria. A sede ficou na Avenida Osório de Paiva, 4444, em Fortaleza, local cedido por Jucileide.

 Assumindo o setor, a coordenação do setor conseguiu implantar a Pastoral da Criança em todos os ramos da região do sertão com ajuda do Vigário Episcopal Frei Joãozinho e na Região I foram implantados em sete (7) ramos.

 Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2002 no salão da casa Kolping, aconteceu a primeira assembléia da região com a presença de todos os ramos e coordenadores da Arquidiocese e Estado; no ano de 2004 houve a primeira assembléia eletiva onde Jucileide foi eleita, conduzindo 2° mandato, nos anos de 2006 e 2008 houve assembléia eletiva com a Jucileide novamente reconduzida.

 No ano de 2007 o setor mudou-se para a Praça Farias Brito s/ nº local cedido por Frei Hermano pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores. No mesmo ano houve eleição do Conselho Econômico ficando como conselheiro – Olavo Carneiro Portela, Maria Jose Ramalho, Maria Lucineide Rodrigues Sarmento, Vânia Maria Galdino de Carvalho e Vannilre Teixeira Braga.

 Nesse período aconteceram vários encontros paroquiais, visitas às comunidades, Dia “D” do líder, capacitações de guias, atualizações, Ascensões, momento de espiritualidade, capacitações de saúde bucal, hortas caseiras, recursos hídricos e varias rodas de conversas abordando vários temas.

 A senhora Jucileide ficou na coordenação do setor até agosto de 2010, sendo eleita a nova coordenadora a senhora Maria Lucilda Avelino de Souza.

 Agradecemos a Deus a força a coragem, o discernimento que ele nos concedeu durante toda caminhada, e todos os párocos que acolheram nosso trabalho.

 Todas coordenadoras de ramos, comunitárias e líderes que com toda a força cumpriu a missão de Jesus Cristo que é a mesma da Dra Zilda e de todos os Cristãos que é evangelizar para que todas as crianças tenham vida e vida em abundancia.